segunda-feira, 13 de abril de 2009

FALANDO SOBRE
Afro em Nós é composto de vários quadros que demonstram um pouco da cultura e da história de nosso povo, incluindo algumas manifestações que surgiram no decorrer da escravatura, onde as culturas africanas dominaram, correndo até hoje no sangue do Brasil. As danças brasileiras assim como a raça brasileira provém das mesmas matrizes: Européia, africana e influências indígenas. Em algumas danças e manifestações folclóricas já não se percebe mais as suas origens étnicas, surgindo assim danças ricas exclusivamente originadas no Brasil.

Com o Afro em Nós pretendemos contribuir para a formação da memória de nossa cultura, divulgando as danças, elementos e fatos folclóricos, procurando colocar o público frente a frente com suas origens culturais, pois a tradição brasileira foi enriquecida pela miscigenação das raças que lhe deram origem. Afro em Nós é composto de várias outras danças que se manifestam paralelamente com a capoeira, como a dança do Maculelê que é realizada no ritmo dos atabaques, onde se dança com bastões e facões, com cantorias que expressam o espírito de luta de um povo oprimido, como foi o negro no Brasil.

Incluindo também o samba de roda das baianas, que originou o samba moderno no Brasil, instrumentos de percussão criados ou originados pela cultura negra. Capoeirança, quadro que mistura alguns movimentos de capoeira e dança moderna, a dança do Jongo que é realizada no ritmo dos tambores, com cantorias que expressam o espírito de luta de um povo oprimido, Dança do cacuriá mostrando a sensualidade de um corpo entre um corpo. Entre outras manifestações culturais.

5 comentários:

  1. aqui é a prix, nossa a minha unica tristeza é
    não poder ter concluido o curso.
    porque foi simplismente espetacular.
    até as aulas que eu pude fazer eu adorei e sinto a maior falta,
    de cada suor que eu derramei.
    eu cresci muito com as aulas pra mim foi super construtivo e que venham mais ;D

    ResponderExcluir
  2. Participar do Afro em Nós é um motivode grande alegria e orhulho para mim;
    Aprendi muito com os mestres Gargamel, Messias e Elite.
    Fiquei surpresa ao descobrir esse blog, por acaso, estou colocando o link nomeu orkut e acho que todos os participantes deveriam fazer o mesmo.

    Cristina HARE

    ResponderExcluir
  3. Olá Equipe de Afro em Nós, boa tarde!


    Somos a Assessoria de imprensa digital da campanha fotográfica África em Nós, criada pela Secretaria da Cultura de São Paulo, com a curadoria do fotógrafo Walter Firmo.

    Estamos entrando em contato, pois seu blog foi altamente recomendado pela nossa equipe. Ficaremos grato ao retornar este e-mail para nós africaemnosoficial@gmail.com

    Desde já, os nossos agradecimentos.



    Assessoria África em Nós | http://www.africaemnos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Vamos compartilhar a arte, a cultura e a religião Afro. Rádio Web Raça - www.radioraca.com

    ResponderExcluir